Situação energética do Brasil poderia ser pior sem as fontes renováveis

O assunto foi tema de debate do Energia em Pauta, promovido pela Fiec na semana passada. Apenas a matriz eólica responde por cerca de 10% do potencial de geração do País.

Para o diretor de operação da Chesf, para o País sair da atual crise hídrica será preciso fazer uma gestão otimizada dos reservatórios e aumentar a utilização das termelétricas.

Para o coordenador do núcleo de energia da Fiec, Joaquim Rolim, uma das saídas para amenizar o problema energético brasileiro seria a contratação de leilões de reserva de energia eólica e solar, o que não ocorre há três anos. Rolim reforçou ainda a necessidade de estimular a Geração Distribuída (geração de energia pelo próprio consumidor por meio de placas solares fotovoltaicas, por exemplo) e incentivar o consumidor a reduzir o consumo de energia.

Já o diretor de Geração Centralizada do Sindienergia-CE, Luiz Eduardo Barbosa, destacou que o regime de chuvas tem mudado de forma significativa nos últimos 20 anos. Segundo ele, esse é um problema que deve permanecer na pauta do setor daqui para frente, pois não há previsão de aumento significativo no volume de chuvas.

Fonte: https://www.focus.jor.br/situacao-energetica-do-brasil-poderia-ser-pior-sem-as-fontes-renovaveis/

Foto: Helene Santos/SVM

shares