Eco - Energia Solar no Agronegócio
Energia Solar no Agronegócio: Rentabilize suas Terras em 2024
28/05/2024

Colibri Capital firma acordo com Tongwei para distribuição de painéis solares

A Colibri Capital e a Tongwei anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para a distribuição exclusiva de painéis solares nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

27/06/2024

Este acordo abrange tanto a geração centralizada (GC) quanto a geração distribuída (GD), possibilitando que o grupo amplie sua produção própria de energia limpa ao verticalizar a estrutura para cobrir toda a cadeia de geração de energia solar. A Tongwei é líder global na manufatura de produtos fotovoltaicos e na produção de polissilício.

presidente do Grupo Colibri Carlos Eduardo Barros 600x400 1
Carlos Eduardo Barros, presidente do Grupo Colibri

“Em nossa trajetória de crescimento, identificamos uma oportunidade para a distribuição de equipamentos no Brasil. Por isso, buscamos parceiros na China para fechar toda uma cadeia de fornecedores mundiais de módulos, inversores e baterias, abastecendo nossa rede de produção de energia, consumidores e integradores”.

Segundo Barros, o acordo com a Tongwei é crucial para os planos da Colibri de expandir a produção própria de energia limpa, assegurando o fornecimento de painéis e módulos para as empresas do grupo e representando um passo significativo para a verticalização da estrutura, dominando toda a cadeia de geração de energia solar.

“Durante as negociações com a Tongwei, surgiu também a oportunidade de firmarmos um acordo com a Sirius, uma grande distribuidora nas regiões Norte e Nordeste. Assim, conseguimos organizar uma parceria com um grande fornecedor de escala mundial e uma ampla rede de distribuição”, acrescentou.

Para a Tongwei, o acordo com a Colibri é estratégico, pois a empresa já estava buscando parceiros no mercado fotovoltaico brasileiro.

Tongwei 1024x681 1
Imagem: Tongwei

“Vemos o Brasil como um grande parceiro da China no setor de energia limpa e no compromisso com a melhoria da qualidade de vida. Este acordo reafirma a missão da Tongwei de se tornar uma operadora de energia limpa de classe mundial em um país com um enorme potencial e onde a energia solar está em rápido crescimento”, disse Luiz Eduardo Sobreira, responsável pelas operações da Tongwei no Brasil.

Os primeiros produtos da Tongwei a integrarem o portfólio da Colibri serão os módulos 625 W, mais leves e adequados para instalação em telhados e coberturas longas e estreitas; o 710 W, mais robusto e com maior produtividade energética; e o 715 W, com menor perda de energia causada por microfissuras, menor perda resistiva interna e aparência mais estética.

Sobre o Grupo Colibri Capital

O Grupo Colibri Capital fatura mais de R$ 200 milhões por ano, já atraiu cerca de R$ 1 bilhão em investimentos e estabeleceu uma sólida presença nos segmentos de energia solar e agroflorestal.

Sua estrutura empresarial, composta por empresas como E1 Energia, Eco Soluções, GDSolar, Biolux e, mais recentemente, Sirius, tem contribuído significativamente para o desenvolvimento sustentável, com 100 usinas solares operacionais e cultivo agroflorestal em 100 hectares.

Eco Energia, Empresa do Grupo Colibri Capital

Adicionalmente, a Eco Energia, há 14 anos fornecendo soluções completas em energia solar para todo o Brasil, é uma das empresas do Grupo Colibri Capital.

Com mais de 1000 projetos concluídos e mais de 400 MWp de energia instalada, a Eco Energia atende a projetos completos, desde a implantação até a operação, e oferece serviços de Operação e Manutenção (O&M).

Para saber mais e solicitar um orçamento de usinas solares, entre em contato com a Eco Energia e descubra como podemos transformar suas necessidades de energia em soluções sustentáveis e eficientes.

Conheça mais sobre a Eco Energia acessando nossa página Quem Somos. Explore também a nossa área de portfólio para conferir alguns dos projetos mais recentes e ver como estamos transformando o futuro da energia sustentável.